ENCCEJA – Campus Avançado Astorga
Menu ENCCEJA

ENCCEJA

Atualizado em

Copiado!

Clique aqui para solicitar (mesmo para aqueles que já tenham solicitado e não puderam buscar por causa da pandemia)

Em 2017 o ENCCEJA passou a ser utilizado novamente para certificação de conclusão do Ensino Médio. O IFPR – Campus Astorga é uma das instituições certificadores. Se no ato da inscrição você escolheu esta instituição para ser sua certificadora, utilize o link abaixo para solicitar seu certificado ou declaração de proficiência.

Leia atentamente as instruções e poste os documentos legíveis e sem cortes que impeçam a leitura das informações. Os certificados e declarações serão emitidos por ordem de solicitação, portanto pode demorar até 45 dias para a emissão dos documentos, devido ao grande número de pedidos recebidos.

Perguntas Frequentes

Qual é o link para o pedido do certificado?

O link para pedido do certificado é https://formularios.ifpr.edu.br/index.php/394372

Quem pode solicitar a certificação pelo IFPR Astorga?

Podem fazer a solicitação os candidatos que indicaram o IFPR Astorga como instituição certificadora. Esta informação consta no boletim de desempenho do candidato, conforme a imagem a seguir:

Poderão ser emitidos, pela internet, tanto o certificado de conclusão do ensino médio quanto a declaração parcial de proficiência.

Como posso solicitar meu documento?

É bastante simples e todo o processo é online, ou seja, você mesmo (a) solicita e imprime seu certificado ou declaração parcial de proficiência. Para fazer sua solicitação, clique no link abaixo.

Clique aqui para solicitar (mesmo para aqueles que já tenham solicitado e não puderam buscar por causa da pandemia)

IMPORTANTE!

  • Preste muita atenção na hora de registrar seu e-mail, certifique-se que você digitou e confirmou o e-mail correto. Isso é fundamental para que você possa dar continuidade ao processo, recebendo as informações sobre o andamento do pedido, o link para o download e impressão do documento.
  • Para acessar o formulário de inscrição, você deverá estar logado com uma conta google no computador ou smpartphone. Se aparecer a solicitação para você acessar a sua conta do gmail (igual à imagem a seguir) basta entrar com a sua conta de gmail e senha.
  • Caso a o espaço de armazenamento da sua conta esteja cheio, será preciso remover alguns arquivos para liberar espaço para os documentos que você irá postar.

Posso alterar o e-mail informado errado no cadastro do pedido de emissão?

Não. O formulário de solicitação não prevê a atualização de dados cadastrais pela internet.

O que eu devo fazer depois de ter feito a solicitação?

Sua solicitação estará registrada caso aparece a seguinte informação para você:

É preciso ficar atento(a) às orientações que serão recebidas por e-mail (recomendamos que você inclua o e-mail
secretaria.astorga@ifpr.edu.br em seus contatos para evitar que as mensagens enviadas pelo sistema caiam na caixa de spam).

• Após o processamento da solicitação, que poderá ocorrer entre um e 45 dias, você receberá um e-mail com as orientações para baixar seu certificado em formato PDF ou solicitações adicionais, tais como pedido de fotos legíveis dos documentos ou encaminhamento para a unidade certificadora correta, Caso receba o documento em PDF, isso significa que já poderá ser feita a impressão do documento.

O que devo fazer para imprimir meu certificado?

Primeiramente é preciso muita atenção: os dados pessoais deverão ser revisados e confirmados antes da impressão. O resultado (notas) deve ser conferido com o boletim de resultado individual, assim como devem ser verificados os dados cadastrais. Caso haja algum dado errado, você deve entrar em contato com o IFPR Astorga.

Orientações para impressão:

O certificado ou a declaração parcial de proficiência deverão ser, obrigatoriamente, impressos em papel tamanho A4 na cor branca, com no mínimo 75 g/m² de gramatura, podendo ser emitidos com uso de tinta colorida.

O Certificado de Conclusão do Ensino Médio deverá ser impresso, obrigatoriamente, em uma única folha, em frente e verso.

Ambos documentos devem ser impressos em material de boa qualidade e não podem ter partes recortadas ou rasuras, evitando, desta forma, que sejam considerados inválidos.

Posso solicitar o documento novamente ou reemitir?

Sempre que achar necessário, especialmente depois de obter um novo resultado em exame mais recente (atualização com as notas mais recentes) ou conversão de uma declaração parcial em certificado de conclusão do ensino médio (desde que você tenha escolhido o IFPR Astorga como unidade certificadora).

Sempre vale lembrar que você pode salvar o documento no seu computador para quando precisar ou mesmo acessar o link enviado por e-mail quantas vezes quiser.

Posso solicitar os documentos pelo celular?

Sim, A ferramenta está disponível tanto pelo computador quanto pelo smartphone.  

A minha solicitação pode ser rejeitada?

Sim, geralmente ocorre com as pessoas que escolheram a certificação por outra instituição no momento da inscrição no exame. Confirme em seu boletim de resultados se foi escolhido o IFPR Astorga. Caso não seja o IFPR Astorga, entre em contato com a instituição escolhida.

Vi que meu documento é digital, depois de impresso em papel preciso reconhecer firma ou autenticar a cópia?

Não. O documento em si, desde que corretamente impresso (conforme as orientações para a impressão), tem valor legal como original e possui validade em todo o território nacional.

Não escolhi o IFPR Astorga, mas posso solicitar a certificação pelo IFPR Astorga?

A solicitação será processada, mas rejeitada. A mensagem indicará que o candidato não está habilitado para solicitar o certificado pelo IFPR Astorga devendo buscar a instituição escolhida ou a que constar no boletim de desempenho.

Preciso escolher entre o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência?

Não. A secretaria processa o pedido. Conforme os requisitos definidos pelas normas, será emitido um ou outro documento: o Certificado de Conclusão para quem cumpre todos os requisitos ou a Declaração Parcial de Proficiência para quem cumpre parte dos requisitos e/ou obteve aprovação em alguma área de conhecimento.

Posso solicitar o certificado ou declaração parcial via atendimento de balcão ou pessoalmente?

Atualmente, todas as solicitações de certificado devem ser feitas online. Caso o candidato tenha dúvidas, ele poderá enviar por e-mail ou pelo whatsapp do IFPR Astorga (44) 31125700 ou para o e-mail secretaria.astorga@ifpr.edu.br.

1. Alteração do nome:

Para o (a) candidato (a) que tenha alterado seu nome civil, após o processo de inscrição no exame e o da emissão do Certificado ou da Declaração Parcial de Proficiência. Se for este o seu caso, será necessário apresentar os seguintes documentos para requerer a atualização e a emissão do Certificado ou da Declaração Parcial:

• Original e cópia do documento de identificação com foto e número do CPF. Caso o documento de identificação não possua o número do CPF, apresentar cópia do comprovante de Inscrição no CPF que poderá ser impresso no seguinte link: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp;

• Boletim individual original (impresso da Página do Participante), com o código de autenticação, constando as notas do Encceja 2017 – e/ou 2018 – e/ou 2019;

• Original e cópia do documento oficial que comprove a alteração do nome civil.

2. Junção de notas de outras instituições em edições anteriores:

No caso de candidatos (as) que necessitem efetivar a junção de notas de edições anteriores do Encceja ou do Enem, nas quais tenham escolhido OUTRA instituição certificadora (que não o IFPR Astorga), na   ocasião da inscrição para os referidos exames, respeitados os critérios de cada edição destes exames.

ATENÇÃO! As junções de notas somente ocorrerão no caso de o IFPR Astorga ter sido indicado como a última instituição certificadora nas edições do Encceja de 2017 a 2019.

Neste caso, será necessária a apresentação dos seguintes documentos no IFPR Astorga:

• Original e cópia do documento de identificação com foto e número do CPF. Caso o documento de identificação não possua o número do CPF, apresentar cópia do comprovante de Inscrição no CPF que poderá ser impresso no seguinte link: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp;

• Boletim individual original (impresso da Página do Participante), com o código de autenticação, constando as notas do Encceja 2017 – e/ou 2018 – e/ou 2019;

• Original das Declarações Parciais de Proficiência do Encceja ou do Enem, emitidas por outras instituições, para fins de comprovação das notas alcançadas nas áreas de conhecimento constantes nestas declarações.

• Para efeito de Certificação de Conclusão do Ensino Médio é permitido o aproveitamento das Declarações Parciais de Proficiência obtidas: nas edições do Encceja 2006, 2007 e 2008; nas edições do Encceja realizadas no exterior, a partir de 2011 (ensino médio); nas edições do Enem de 2009 a 2016 (ensino médio).

ATENÇÃO! Quem não puder ir presencialmente, deverá ser representado (a) por um procurador constituído, que esteja munido de procuração particular simples e dos demais documentos exigidos. 

Qual é o tempo necessário para a entrega no caso de solicitar o certificado ou declaração parcial?

A emissão dos Certificados e Declarações Parciais de Proficiência ocorrerá em até 45 (quarenta e cinco) dias corridos, a partir do requerimento.

Li todas as perguntas frequentes, mas mesmo assim tenho uma dúvida, como posso obter ajuda?

Entre em contato com secretaria.astorga@ifpr.edu.br

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.