Conteúdo Semanal – Campus Avançado Astorga

Conteúdo Semanal

Atualizado em

Copiado!

Apresentação dos componentes curriculares do módulo 6 –TST. 

Disciplinas de Ergonomia, Organização e Implementação de Projetos e Segurança no Trabalho IV.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essas disciplinas.

Ergonomia

A Ergonomia está relacionada com a produtividade laboral, a segurança no desempenho das atividades de trabalho, ao conforto no desempenho do trabalhador, à saúde física e mental, à qualidade de vida e aos resultados satisfatórios exigidos pelo empregador. Ergonomia significa saúde e produtividade. Ergonomia é trabalhar conforme estipula as normas.

Neste componente curricular serão abordados os seguintes temas:

·         Histórico e objetivos da ergonomia

·         Estudos de tempos e movimentos

·         Levantamento e transporte de pesos

·         Doenças causadas por esforços repetitivos DORT

·         Biomecânica e posturas 

·         Influência dos fatores ambientais na ergonomia 

·         NR 17 – Norma regulamentadora 17

Organização e Implementação de Projetos

Gerenciamento de projetos é a prática de entregar mudanças. Ele envolve: identificar um problema ou oportunidade; ganhar clareza dos objetivos; estudar estratégias; planejar um caminho e acompanhar a iniciativa; realizar os ajustes de percurso até o atingimento dos objetivos esperados. É um misto de ciência e arte, pois envolve ferramentas e técnicas. Apresenta também perfil empreendedor, atitude e capacidade de decisão afiada. Mais do que isso, é prática. É usada desde os primórdios da humanidade, mas só começou a ser organizada e estudada há menos de um século. Hoje, a gestão de projetos é aplicada pelos profissionais nas organizações e também na vida pessoal.

Neste componente curricular serão abordados os seguintes temas:

·         O processo de planejamento e elaboração de projetos

·         Tipos de projetos

·         Etapas na formulação e execução de projetos

·         Construção de cenários na elaboração de projetos

·         Análise da viabilidade de projetos 

·  Delimitação de responsabilidade e deveres na execução de projetos

·      Técnicas e métodos de elaboração de projetos

Segurança no Trabalho IV

Os riscos de acidentes estão presentes no dia a dia das pessoas não só no ambiente de trabalho, mas em todo o ambiente que as cerca. O ambiente doméstico também apresenta riscos e perigos, principalmente para as crianças e os idosos. Atenção especial deve ser dada também ao transporte de produtos perigosos, que representa uma grande ameaça à segurança no trânsito. O transporte desse tipo de carga é regulamentado por legislação e normas técnicas na busca da prevenção de acidentes relacionados a tombamentos, derramamentos ou acidentes envolvendo produtos tóxicos ou inflamáveis, sendo as Normas Regulamentadoras NR-19 (explosivos) e NR-20 (Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis) as mais importantes.

Neste componente curricular serão abordados os seguintes temas:

Acidentes domésticos.

·         NR 19 – Explosivos.

·         NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis. Segurança no trânsito.

·  NR 24 – Condições  Sanitárias   e   de   Conforto   nos   Locais   de   Trabalho. Segurança e Saúde no Trabalho Portuário. Segurança eSaúde no Trabalho Aquaviário.   

·  NR34- Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval.

Esta semana teremos nosso sétimo encontro do módulo 6, esse encontro será presencial, abaixo verificamos um pouco do que ocorrerá nas nossas disciplinas.

Ergonomia

O tema da aula será “ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO”. Os objetivos dessa aula são: conhecer a importância de um estudo de caso envolvendo a Análise Ergonômica do Trabalho – AET; compreender as formas de abordagem neste estudo e analisar as conclusões e recomendações obtidas. Além da vídeo aula e da atividade em grupo, estamos disponibilizando material complementar importante para complementar o assunto. 

Material Complementar

 

1 – Sinopse do material: Teoria e prática ergonômica: seus limites e possibilidades

Disponível em: Link: https://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2009/09/teoria-pratica.pdf Acesso em: 08/01/2019.

2 – Sinopse do material: Você sabe o que é uma avaliação ergonômica do trabalho?

Disponível em: https://www.epi-tuiuti.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-uma-avaliacao-ergonomica-trabalho/ Acesso em: 08/01/2019.

Organização e Implementação de Projetos

O tema da aula será PLANEJAMENTO E FINANÇAS PESSOAIS”. Os objetivos dessa aula são: entender os fundamentos do planejamento estratégico pessoal; verificar a importância das finanças pessoais. Além do vídeo e da atividade em grupo, estamos disponibilizando dois materiais complementares importantes para complementar o assunto.

Material complementar

1 – Planejamento Estratégico Pessoal: você tem o seu? Artigo online.

Disponível em:

2 – Planejamento Estratégico Pessoal: Como reduzir ameaças. Vídeo Online.

Disponível em:

Segurança no Trabalho IV

O tema da aula será NR 34 – CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, REPARAÇÃO E DESMONTE NAVALOs objetivos dessa aula são: conhecer a NR 34; entender os diversos postos de trabalho existentes na indústria da construção e reparação naval; identificar as particularidades de cada item da norma visando a segurança dos trabalhadores. Além do vídeo e da atividade em grupo, estamos disponibilizando dois materiais complementares importantes para complementar o assunto.

Material complementar

1 – Prevenção de Acidentes a Bordo de Navios no Mar e nos Portos: Código de Práticas da OIT. Material online disponível em:

https://www.fundacentro.gov.br/biblioteca/biblioteca-digital/publicacao/detalhe/2012/9/prevencao-de-acidentes-a-bordo-de-navios-no-mar-e-nos-portos-codigo-de-praticas-da-oit

2 – NR34 – CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, REPARAÇÃO E DESMONTE NAVAL. Disponível em: https://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR-34.pdf

Área de anexosVisualizar o vídeo Planejamento Estratégico Pessoal: Como reduzir ameaças do YouTubePlanejamento Estratégico Pessoal: Como reduzir ameaças

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

O tema da aula será “CONHECER A SI MESMO É O PRIMEIRO PASSO“. Os objetivos dessa aula são: refletir sobre aspectos como o autoconhecimento, a autoimagem, a autoconsciência e o pensamento crítico.

Material Complementar

1 – O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância.

Princípios de Tecnologia Industrial

O tema da aula será “PROTEÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS”. Os objetivos dessa aula são: identificar os principais tipos de proteções e dispositivos de segurança; conhecer alguns sistemas de bloqueios e sinalizações de segurança.

Material complementar

1 – NAPO – Importância do Bloqueio e sinalização. Vídeo disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=UnYKkVV4AoQ

2 – A importância do Bloqueio e Etiquetagem! Material online disponível em:https://segurancadotrabalho.a2rc.com.br/importancia-do-bloqueio-e-etiquetagem/

Segurança em Eletrotécnica

O tema da aula será “SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA (SEP)“. Os objetivos dessa aula são: reconhecer a importância da energia elétrica; conhecer um sistema elétrico de potência; identificar as partes constituintes de um SEP; entender o que acontece em cada etapa; compreender a importância de fontes alternativas.

Material complementar

1    – Artigo online: Energia no Brasil e no Mundo. Disponível em:

<https://www2.aneel.gov.br/arquivos/pdf/atlas_par1_cap1.pdf>. Acesso em 21 mar. 2019.

2 – Artigo online: Energia renovável mantém crescimento robusto. Disponível em:

<https://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/09/energia-renovavel-mantem-crescimento-robusto >. Acesso em 21 mar. 2019.

<https://jmc.com.br/110v-e-220v-entenda-diferenca/>. Acesso em 21 Mar. 2019.

Área de anexosVisualizar o vídeo NAPO – Importância do Bloqueio e sinalização do YouTubeNAPO – Importância do Bloqueio e sinalização

Esta semana teremos nosso quarto encontro do módulo 7, esse encontro será presencial, abaixo verificamos um pouco do que ocorrerá nas nossas disciplinas.

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

O tema da aula será “OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO 
E TRABALHO EM EQUIPE
“. Os objetivos dessa aula são: conhecer de que maneira a comunicação torna-se clara e objetiva, definir quais os obstáculos para uma comunicação adequada, discutir as diferenças entre Grupos e Equipes. Além da vídeo aula e da atividade em grupo, estamos disponibilizando material complementar importante para complementar o assunto. 

Princípios de Tecnologia Industrial

O tema da aula será “SISTEMAS DE PROTEÇÃO GUILHOTINAS, MÁQUINAS INJETORA E DE PANIFICAÇÃO”. Os objetivos dessa aula são: identificar os riscos existentes nas guilhotinas, máquinas injetora e de panificação; detalhar medidas de segurança nessas máquinas e equipamentos. 

Material complementar

1 – Vídeo sobre Corte em Guilhotina de Chapas Metálicas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hbMBde2OR80

2 – Vídeo sobre INJETORA GRANDE VOLUME. Disponível em:

3 – NR-12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS ANEXO VI MÁQUINAS PARA PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA. Material online disponível em: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-12-Anexo-06.pdf

Segurança em Eletrotécnica

O tema da aula será “EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA“. Os objetivos dessa aula são: aprender a utilizar os equipamentos de maneira correta durante a execução de trabalhos relacionados com a eletricidade; diferenciar os equipamentos de proteção; entender que a finalidade deles é proteger os trabalhadores na execução de atividades que ofereçam riscos a sua saúde; conhecer as medidas de proteção de forma a evitar acidentes de trabalho. 

Material complementar

1 – Norma Regulamentadora NR6. Disponível em:

<https://www.trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/nr-06-atualizada-2018.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2019.

2 – Vídeo online: Reportagem Especial: Saiba sobre a importância do uso de EPIs. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gk4-XuG4emU>. Acesso em: 21 mar. 2019.

Área de anexosVisualizar o vídeo Corte em Guilhotina de Chapas Metálicas – CCD Canoas Corte e Dobra do YouTubeCorte em Guilhotina de Chapas Metálicas – CCD Canoas Corte e DobraVisualizar o vídeo INJETORA GRANDE VOLUME – TEDERIC – Série J – Pallets do YouTubeINJETORA GRANDE VOLUME – TEDERIC – Série J – PalletsVisualizar o vídeo Reportagem Especial: Saiba sobre a importância do uso de EPIs do YouTubeReportagem Especial: Saiba sobre a importância do uso de EPIs

Esta semana teremos nosso quinto encontro do módulo 7, esse encontro será presencial, abaixo verificamos um pouco do que ocorrerá nas nossas disciplinas.

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

O tema da aula será “TRABALHO EM EQUIPE E ADMINISTRAÇÃO DOS CONFLITOS NO PROCESSO DECISÓRIO“. Os objetivos dessa aula são: analisar o como as equipes contribuem para nosso desenvolvimento; conhecer como os conflitos agem e suas consequências; entender o processo decisório e sua construção. 

Princípios de Tecnologia Industrial

O tema da aula será “TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO E MANUSEIO DE MATERIAIS”. Os objetivos dessa aula são: detalhar as medidas de segurança nas atividades que envolvem a movimentação e o manuseio de materiais; detalhar as principais recomendações da NR-11. . 

Material complementar

1 – MANUAL DE OPERAÇÃO COM EMPILHADEIRAS. Material disponível: https://www.braziltrucks.com.br/arquivos_download/Manual%20de%20Operacao%20com%20Empilhadeiras.pdf

2 – Vídeo sobre Ponte Rolante. Disponível em:

https://www.ghcranes.com/pt-br/produtos/ponte-rolante/

3 –  NR-12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS ANEXO XII EQUIPAMENTOS DE GUINDAR PARA ELEVAÇÃO DE PESSOAS E REALIZAÇÃO DE TRABALHO EM ALTURA.

Material online disponível em: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-12-Anexo-12.pdf

Segurança em Eletrotécnica

O tema da aula será “PROCEDIMENTOS NO TRABALHO CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÃO“. Os objetivos dessa aula são: estudar os procedimentos no trabalho contra incêndio e explosão; entender que problemas decorrentes da eletricidade pode ser causas de acidentes relacionadas a incêndios e explosões; conhecer a prevenção de acidentes com incêndios e explosões, entendendo como ambos são originados.

Material complementar

1 – Norma de Procedimento Técnico NPT 21. Disponível em: <https://www.bombeiros.pr.gov.br/sites/bombeiros/arquivos_restritos/files/documento/2018-12/NPT_021.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2019.

2 – Documento online: Extintor de Incêndio: o que muda. Disponível em: <https://inmetro.gov.br/imprensa/releases/extintor.asp>. Acesso em: 21 mar. 2019.


Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.