/ Notícias / Docente do IFPR Astorga participará de evento internacional sobre Lógica Contemporânea

Docente do IFPR Astorga participará de evento internacional sobre Lógica Contemporânea

Publicado em

O professor Dr. Jayme Marrone Junior, do Campus Avançado Astorga, estará, de 06 a 17 de Fevereiro de 2023, na Unicamp (Campinas-SP) participando do SPLOGIC. Trata-se de um evento internacional cuja seleção ocorreu entre pesquisadores do mundo todo, tendo sido selecionados apenas seis do Brasil em sua categoria.

A Escola São Paulo de Ciência Avançada em Lógica Contemporânea, Racionalidade e Informação, patrocinada pela FAPESP e promovida pelo Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Universidade de Campinas (Unicamp), celebra o 90º aniversário de Newton da Costa. O evento tem como objetivo oferecer uma visão geral da metodologia e pesquisa de ponta em lógica contemporânea (enfatizando as lógicas não clássicas), racionalidade e informação. O programa compreende 8 cursos e 9 palestras plenárias realizadas em inglês por especialistas em cada tópico, bem como apresentações orais (LED Talks) e sessões de pôsteres pelos participantes.

O professor Jayme comenta sobre o processo:

Para ser aceito com bolsa integral o candidato deveria submeter seu trabalho de pesquisa para a apreciação da comissão de avaliação e dentre mais de 250 pesquisadores do mundo todo conseguimos espaço para participar do evento. Isso significa que nosso objeto de pesquisa de pós-doutoramento tem relevância internacional.

Jayme Marrone Junior – Docente do Departamento de Física do IFPR Astorga.

Acerca do trabalho selecionado, o professor Jayme ainda expõe:

De maneira bem resumida nossa proposta versa sobre o comportamento de partículas e suas propriedades físicas que promovem a materialização do mundo. Em nossa hipótese a causa fenomenológica na manifestação destas propriedades físicas seria a necessidade de formar sistemas. Se houver algo de primordial no Universo não seria uma partícula elementar ou bloco fundamental, mas sim a possibilidade de se relacionar, ou seja, a disponibilidade de formar grupos antecede a existência de partículas físicas. Tal estratégia pode contribuir como alternativa na compreensão sobre o comportamento de agrupamentos, seja de partículas do mundo subatômico até os conglomerados estelares.

Estou muito feliz em poder participar a aprender com pesquisadores de referência internacional e espero poder compartilhar com a comunidade do IFPR essa experiência.


Jayme Marrone Junior – Docente do Departamento de Física do IFPR Astorga.

Leia mais

Topo