/ Notícias / IFPR Realiza audiência pública sobre curso de Licenciatura em Pedagogia

IFPR Realiza audiência pública sobre curso de Licenciatura em Pedagogia

Publicado em

No dia 14 de junho, às 18h:30min, na Casa da Cultura de Astorga-PR, ocorreu a audiência pública sobre a possibilidade de implantação do curso de Licenciatura em Pedagogia no Campus Avançado Astorga.

A audiência pública é uma etapa fundamental para ouvir a comunidade, seus líderes e instituições, no sentido de dar aderência às principais demandas e necessidades da comunidade em relação à formação.

A Proposta de Abertura de Curso (PAC) já está tramitando, embora não fosse possível fazer a audiência pública no ano de 2021 por conta das medidas de distanciamento impostas pela pandemia. Uma vez que ocorreu a possibilidade, a comunidade e suas lideranças se organizaram e solicitaram a audiência para anuência da população de Astorga. Com o apoio e pedido da Prefeitura Municipal de Astorga, foram realizadas todas as etapas e a proposta de implantação da Licenciatura em Pedagogia foi aprovada por unanimidade.

Além da ata, diversos outros documentos, como ofícios e abaixo-assinados foram apensados ao processo, no sentido de demonstrar que é uma necessidade apresentada pela comunidade, dentre os motivos, pela não existência de nenhum curso de formação de professores na modalidade presencial bem como pelo fechamento de uma faculdade na cidade, que, além de deixar de formar, represou algumas turmas que não puderam concluir.

O evento contou com a presença do Diretor do Campus, Prof. Ricardo Töws, do Vice-Prefeito, Geovani Conti, da Diretora de Educação, Camila, do Secretário de Desenvolvimento, Luciano, do Chefe da Seção de Ensino do Campus, Prof. Jayme Marrone, do Coordenador da Proposta da Licenciatura, Reinaldo Donizete, que compuseram a mesa do evento. Também se fizeram presentes o Diretor de Planejamento, Alexandre Ramazzotte, a Coordenadora do Polo UAB Astorga, Adriana Cheron e docentes, servidores, estudantes, líderes da comunidade, comerciantes, representantes de entidades, entre outros.

O professor Ricardo Töws salienta que:

Uma proposta de abertura de curso prescinde de consulta pública e todo o aparato de pesquisas para amplo conhecimento das necessidades da comunidade, no entanto a audiência pública foi realizada somente agora em virtude da pandemia. Estamos muito felizes de termos conseguido realizar essa audiência, endossando os ofícios e solicitações da comunidade. Agora seguiremos com as próximas etapas do processo no sentido de atender os anseios da nossa comunidade, na oferta de um curso gratuito, de qualidade e que contribua para a formação dos professores dos nossos filhos.

Leia mais

Topo