/ Notícias / IFPR tem projeto aprovado em edital do Conif

IFPR tem projeto aprovado em edital do Conif

Publicado em

Um projeto desenvolvido no IFPR foi aprovado em edital do Conif para enfrentamento à pandemia de Covid-19. Desenvolvido com a participação de pesquisadores de outras instituições, a iniciativa, que tem o objetivo de agilizar o diagnóstico da doença, receberá R$ 500 mil para o seu desenvolvimento.

resultado do Edital 01/2020 do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)foi divulgado nesta sexta-feira (15). Confira!

Ao todo, foram selecionadas 48 propostas de instituições da Rede Federal. A do IFPR ficou na sétima colocação.

Biomarcadores na saliva

O projeto se chama “Identificação de biomarcadores na saliva de pacientes com Covid-19 para uso em triagem: um estudo clínico laboratorial baseado em inteligência artificial”. O coordenador é o professor Marcelo Poleti, do Campus Londrina, em associação com pesquisadores da USP/Bauru, UTFPR/Londrina, Iscal/Santa Casa de Londrina, Secretaria de Saúde do Distrito Federal e Unopar/Londrina.

O projeto trata de um estudo clínico e laboratorial com uso de inteligência artificial para identificar possíveis biomarcadores na saliva, podendo ser desenvolvida uma ferramenta de triagem para Covid-19 de baixo custo para utilização no Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto prevê testes em amostras de saliva e sangue em períodos diferentes de evolução clínica da doença. Os biomarcadores poderão identificar casos mais prováveis da doença, como alternativa de avaliação inicial (triagem) ao teste existente, RT-PCR, que, apesar de ser padrão-ouro para o diagnóstico da doença, é de alto custo e pode demorar alguns dias para o resultado.

Recursos

Os projetos de pesquisa e/ou extensão inovadores selecionados pelo Conif receberão recursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). Ao todo serão disponibilizados mais de R$ 6 milhões para as iniciativas.

O edital foi direcionado a todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e teve como escopo fomentar iniciativas voltadas ao combate da pandemia de Covid-19.

Equipe

A equipe técnica, coordenada pelo professor Poleti, conta com servidores do IFPR (Augusto Luengo Pereira Nunes; Berenice Tomoko Tatibana; Luciana Fernandes de Oliveira e Marcelo Estevam), além de colaboradores externos (José David Urbaez Brito, infectologista da Secretaria de Saúde do Distrito Federal; Ana Carolina Magalhães e Paulo Sérgio da Silva Santos, da USP; Andréa Name Colado Simão, da UEL; Luis Fernando Cabeça, da UTFPR; Karen Barros Fernandes Parron, da Iscal e Unopar; Regina Célia Poli-Frederico e Thais Maria Freire Fernandes, da Unopar).

Leia mais

Acesse o resultado final do Edital 01/2020 do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif.

Para acessar a notícia original no site da Reitoria clique aqui

Leia mais

Topo