Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Avançado Astorga
Início Notícias Conselho Superior homologa resultado do Processo de Consulta do IFPR

Conselho Superior homologa resultado do Processo de Consulta do IFPR

Publicado em

Na manhã da última quinta-feira (05/09/2019), o Conselho Superior do IFPR esteve reunido em Curitiba, para reunião extraordinária. Na ordem do dia, estava a homologação do resultado final do Processo de Consulta Eleitoral para reitor e diretores-gerais do Instituto Federal do Paraná.

Parceria com TRE garantiu uso de urnas eletrônicas na maior parte dos campi

Por meio de uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), a Comissão Central conseguiu que fossem disponibilizadas urnas eletrônicas para as eleições do processo de consulta em 19 dos 26 locais de votação. “Foram semanas de trabalho e de encontros em Curitiba para conseguirmos fazer o processo eleitoral mais honesto e democrático já visto no Instituto. Esperamos que nosso trabalho evidencie a nossa dedicação pelo bem da instituição e seja exemplo para futuras eleições”, destaca o discente.

O presidente da Comissão Eleitoral Central, Marcelo Mazzetto, destaca o trabalho da comissão e das Comissões Eleitorais de Campus, que se empenharam para que o processo eleitoral fosse concluído com êxito. “Nós estávamos muito tranquilos quanto a homologação do resultado pelo Consup, visto que atuamos desde o início de forma transparente, dentro da legalidade, e buscando cometer o menor número de falhas possível. Sabíamos que o processo corria dentro da legalidade, que o processo estava correndo de forma tranquila, normal, dentro dos princípios éticos que o serviço exigia”, afirma.

Envolvimento da comunidade acadêmica

Da deflagração do processo de consulta à realização das eleições e homologação do resultado final da votação, houve grande envolvimento da comunidade acadêmica para que todas as etapas fossem cumpridas dentro das normas estabelecidas pelo regulamento do processo. De acordo com relatório produzido pela Comissão Eleitoral Central, mais de mil estudantes e servidores estiveram diretamente envolvidos na Reitoria e nos campi.

“Gostaríamos de agradecer ao Conselho Superior por ter nos dado autonomia; à gestão, por ter nos apoiado em todas as nossas demandas; às Comissões Eleitorais de Campus, pelo trabalho árduo que eles tiveram lá, sempre nos atendendo, desempenhando o trabalho com brilhantismo; e, principalmente, agradecer aos colegas da Comissão Central, que trabalharam diuturnamente nesse processo, sempre tentando, da melhor forma possível, organizar o processo, para que ocorresse tudo bem”, destaca Mazzetto.

O protagonismo dos estudantes, que tinham representantes em todas as comissões, também foi um dos destaques do Processo de Consulta.

“É importante ressaltar a participação dos discentes neste e nos demais espaços da instituição, pois trazemos uma ótica diferente de técnicos-administrativos e docentes, respeitando assim a categoria que é a razão da existência das instituições de ensino. Esperamos que, assim como na comissão eleitoral, os discentes tenham cada vez mais voz e voto dentro do IFPR,” conclui Bellan.

Todas as informações sobre o processo de consulta eleitoral para reitor e diretores-gerais de campi do IFPR podem ser acessadas na página de Processos Eleitorais ou por meio de Pesquisa Pública no SEI (Processo: 23411.007236/2019-59).

Para ver a notícia original no site da Reitoria clique aqui

Leia mais

Topo