Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Avançado Astorga
Início Notícias Campus Avançado Astorga realiza etapa local de Olimpíada de Robótica

Campus Avançado Astorga realiza etapa local de Olimpíada de Robótica

Publicado em 20/05/2019

O evento ocorreu na sexta (17/05) e faz parte da IV Olimpíada de Robótica. Quinze estudantes divididos em quatro equipes participam da competição, que tem por objetivo estimular o interesse dos estudantes para a robótica, informática e engenharias.

A olimpíada é dividida em três modalidades: a seguidor de linha onde o robô desenvolvido deve percorrer um circuito no menor tempo possível, e duas categorias de sumô, onde robôs devem detectar e empurrar seus adversários para fora do círculo de batalha.

A Olimpíada de Robótica tem o intuito de ser um instrumento de melhoria do Ensino Fundamental e Médio e também de identificar jovens talentos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas. Para João Marcos Ventura Bortolotti, competidor na modalidade seguidor de linha, a Olimpíada trouxe a chance de se aprofundar em informática de um modo fácil e divertido. “Foi uma oportunidade que nunca teria em outra escola”, disse João.

Além disso, o organizador do evento, professor Bruno Henrique Strik, salienta: “Os estudantes aprendem mais e melhor quando interagem entre si, com autonomia, do que quando ocupam papel passivo, de ouvintes, nas aulas. Quando entendem o apoio mútuo é um elemento potencializador de resultados e que o seu sucesso depende do sucesso de sua equipe, de seu engajamento. Assim é a Olimpíada de Robótica, uma competição que promove, além de tudo, a cooperação e a inovação”.

O evento é dividido em duas etapas: as locais e a estadual. As equipes vencedoras participarão da etapa Estadual da Olimpíada de Robótica do IFPR, que será realizada dia 28 de junho em Colombo.

Para saber mais sobre a Olimpíada de Robótica do IFPR clique aqui