Estudantes do Campus Astorga Participam de Olimpíada de Robótica

Publicado em 30 de outubro de 2017

Os estudantes Alcides, Hullison, Gabriel Resende e Emilly, orientados pelo prof. Bruno Strik, participaram no último dia 25 da Olimpíada IFPR de Robótica.

Trata-se de umacompetição a nível estadual que reúne representantes dos 25 campi da instituição em um desafio que exige habilidades de Informática e Engenharias.

Nossos competidores participaram da modalidade seguidor de linha PRO, categoria onde os participantes devem construir a parte eletrônica e mecânica de um robô, bem como programar seu funcionamento para percorrer uma pista no menor tempo possível e sem sair de cima da linha. Neste desafio nossa equipe conquistou a quinta colocação, um grande resultado frente ao desafio.

“Competimos contra outros campi que têm tradição na competição, mais recursos para construção dos robôs e peças melhores, mesmo assim ficamos à frente, o que mostra o talento de nossos estudantes”, afirma o professor orientador. “Para compreender o tamanho do desafio: nosso robô foi construído com peças desgastadas e inferiores, sem recursos do campus, apenas de editais. Na maior parte do tempo não tínhamos nem sala para treinar, e os recursos para compra das pilhas veio de vaquinhas e da venda de pão caseiro em prol do projeto. Foi pura dedicação e o mérito é todo dos estudantes”, complementa.

O estudante Gabriel Resende descreveu ainda o desafio que foi participar da competição: “Só tínhamos um motor bom no robô, aí a gente precisava alterar na programação para igualar ao outro e andar certinho”, o que destaca ainda mais a perspicácia na análise e solução de problemas.

“Ano que vem vamos buscar patrocínio para comprar peças melhores, e junto com a experiência desta edição queremos lutar pela vitória”, complementa Alcides.

A olimpíada de Robótica do IFPR é um evento anual e conta com a participação de estudantes da instituição de todas as idades e níveis escolares. Neste ano foi realizada junto ao Sepin na cidade de Pinhais-PR.