Olimpíada de Robótica no IFPR Astorga

Publicado em 13 de junho de 2017

O Instituto Federal do Paraná – Campus Avançado Astorga realizou nesta sexta, 09/06 a II Olimpíada de Robótica do IFPR Astorga. Dez estudantes divididos em três equipes participam da competição, que tem por objetivo estimular o interesse dos estudantes para a robótica, informática e engenharias. Leia mais.

A olimpíada segue os moldes da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), modalidade seguidor de linha, que tem o intuito de ser um instrumento de melhoria do Ensino Fundamental e Médio e também de identificar jovens talentos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas. Na modalidade, existe um circuito com diversas curvas desafiadoras, no qual o robô construído pelos estudantes deve percorrer com destreza e velocidade.

Para Alcides Sandoli Neto, competidor da equipe vencedora ALT-206, a Olimpíada trouxe a chance de se aprofundar em informática de um modo fácil e divertido. “Foi uma oportunidade que nunca teria em outra escola”, disse Alcides.

Além disso, o organizador do evento, professor Bruno Henrique Strik, salienta: “Os estudantes aprendem mais e melhor quando interagem entre si, com autonomia, do que quando ocupam papel passivo, de ouvintes, nas aulas. Quando entendem o apoio mútuo é um elemento potencializador de resultados e que o seu sucesso depende do sucesso de sua equipe, de seu engajamento. Assim é a Olimpíada de Robótica, uma competição que promove, além de tudo, a cooperação e a inovação”.

O evento é dividido em duas etapas: as locais e a estadual. A equipe vencedora irá participar da Olimpíada de Robótica do IFPR, prevista para o final deste mês.