Café Intercultural Oportuniza (Re)Conhecer Culturas de Diversos Países

Publicado em 2 de maio de 2017

Os estudantes da oficina de conversação em língua inglesa do IFPR, campus avançado Astorga, juntamente com as professoras Patrícia da Silveira e Josymary Galvão, participaram de um café intercultural promovido pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) no último dia 26 de março. Leia mais.

Na oportunidade os estudantes do IFPR puderam conhecer e conversar com alunos de outros países (Peru, México, Venezuela, Moçambique, Equador e Colombia) que atualmente frequentam os cursos de pós-graduação na UEL. Durante o bate-papo surgiram questões instigantes sobre os esteriótipos culturais divulgados pela mídia tanto em relação aos países mencionados como o Brasil.

Além do bate-papo, o estudante do curso de mestrado em Física, Edgar Canales, apresentou fotos de sua cidade natal, Mérida, na Venezuela e pontuou algumas diferenças entre sua cidade e Londrina, onde mora atualmente.

A professora de língua inglesa, Patrícia, responsável pela participação dos estudantes do IFPR no café intercultural, explicou que “o objetivo desta atividade foi oportunizar aos estudantes o olhar crítico sobre aprender uma língua, uma vez que, essa aprendizagem é composta não somente de aspectos semânticos e lexicais, mas vai além disso, pois engloba os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, sendo assim, a partir de atividades como está é possível promover uma aprendizagem de línguas holística.”

A atividade foi muito elogiada pelos estudantes que participaram e deixou a expectativa de retorno para os próximos cafés.