Visita Técnica à Incubadora Tecnológica e NPD da UEM – Campus Avançado Astorga

Visita Técnica à Incubadora Tecnológica e NPD da UEM

No dia 29 de junho de 2018, os estudantes da oficina de Banco de dados II, ministrada pelo professor Emerson Rabelo, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, realizaram uma visita técnica nas localidades: incubadora tecnológica de Maringá e no núcleo de processamento de dados da UEM (NPD).

Na incubadora foram recebidos pela Gerente Sra Vânia Calsavara que apresentou o objetivo e a história da incubadora tecnológica. Foram apresentados aos estudantes algumas empresas e seus projetos inovadores, tiveram a oportunidade de conversar com os proprietários e experimentar os produtos.

No NPD os estudantes foram recebidos pelo diretor Sr. Helcio Prado que apresentou o funcionamento e a infraestrutura existente. Além das visitas profissionais, os estudantes conheceram a biblioteca central da UEM (BCE) e aproveitaram uma feira de livros que estava ocorrendo na entrada do BCE. Para finalizar, uma atividade cultural foi proporcionada aos estudantes, eles prestigiaram uma sessão de cinema.

O professor Emerson Rabelo relata que a visita técnica faz parte do projeto foco na profissão, que tem como objetivo apresentar as dinâmicas atuais no processo que envolve os profissionais das tecnologias. O professor ainda reforça que a presente visita pode ajudar na orientação profissional dos estudantes.

O coordenador do curso, Leandro Magno Correa da Silva, enfatizou o quão é importante que os estudantes tomem conhecimento do montante de recursos prontos a serem investidos em inovação e empreendedorismo disponíveis para a efetiva realização de seus sonhos, e quais caminhos podem ser tomados.

Os estudantes Vitor Sciena e Mariana Passos, consideraram que a visita foi produtiva, pois possibilitou entender melhor a atuação dos profissionais da tecnologia e como funciona o processo de inovação tecnológico. Heitor Sciena, ainda relata que a visita foi proveitosa e o fato de conhecer uma incubadora tecnológica, reforça as aplicações da inovação e do empreendedorismo, e que ficou encantado com as ideias apresentadas.